top of page

Protocolo Paulus

O Dia da Transferência de Embriões

Estudos científicos demonstram que o dia da transferência de embriões é um momento crucial no processo de fertilização in vitro. Em 2002, o renomado ginecologista alemão, Wolfgang Paulus, publicou um estudo que mostrou um aumento significativo na taxa de gravidez quando a acupuntura era realizada antes e imediatamente após a transferência de embriões.

 

Paulus em 2002: aumento da taxa de gravidez pós acupuntura de 26% para 42%​

Protocolo clássico

Consiste em duas sessões de acupuntura no dia da transferência de embriões, antes e logo após o procedimento, na própria clínica de reprodução assistida. Essas sessões são realizadas exatamente como descrito no estudo de Paulus, com o objetivo de melhorar a receptividade do endométrio e aumentar as chances de implantação do embrião.

Protocolo Modificado

Reconhecendo as dificuldades de ajustar agendas para duas sessões no mesmo dia, uma adaptação do protocolo. Nessa abordagem, uma sessão é realizada até um dia antes da transferência de embriões, e a segunda é feita um, dois ou até três dias após o procedimento. Estudos científicos apoiam a eficácia dessas duas abordagens na melhoria da receptividade do endométrio e no aumento das taxas de gravidez.

protocolo paulus transferência embrião
bottom of page